A Minha Experiência de Erasmus em Osuna – Espanha
- inesgraciosa
- Mar 19
- 3 min read
Updated: Mar 21
Tive recentemente a oportunidade de realizar uma viagem de job-shadow no âmbito do Projeto Erasmus+ #ImprovingEducationinAAS a Osuna, Espanha.

Foi uma experiência muito enriquecedora tanto a nível académico como profissional. O principal objetivo desta mobilidade foi conhecer o trabalho da Dra. Sandra de Soto, Professora de Psicologia da Educação na Escola Universitária de Osuna e Coordenadora e docente de Cursos de Verão de Terapias Equestres na Fundación para el Desarrollo de las Terapias Ecuestres.
Nos primeiros dois dias em Osuna, uma pequena cidade a sul de Sevilha, tive a honra de visitar o Centro Equestre e a sala de Formação da Fundação. Este é um espaço a poucos km da cidade e dedicado à promoção do bem-estar e da inclusão de pessoas com diversas deficiências funcionais, através da interação com os cavalos.
Neste centro, pude aprofundar o meu conhecimento na área das Terapias Assistidas com Equinos, focando-me principalmente na vertente Psicológica, uma área pouco explorada em Portugal. Pude partilhar experiências com outros profissionais da área, como o Professor Manuel da Costa, ou a Georgina, da Ainise Alianza Internacional por la Interacción Saludable con Equinos. Trocamos perspectivas sobre as diversas abordagens, equipamentos e benefícios das terapias assistidas com equinos na Psicologia e no desenvolvimento Pessoal. Logo no segundo dia fui desafiada a participar nas sessões e partilhar com os alunos atividades desenvolvidas em grupo. Foi um momento de grande aprendizagem, que reforçou a importância do trabalho interdisciplinar nesta área.
Nos seguintes dias, acompanhei a Dra. Sandra à bonita cidade de Jerez e aproveitamos para participar numa reunião na Yeguada Cartuja, durante a qual foram abertos espaços de discussão muito enriquecedores sobre as últimas perspectivas da utilização do cavalo para a Saúde Mental. Durante o dia refletimos sobre a importância da atualização da Educação dos profissionais na área. Assistimos a um espetáculo maravilhoso com música típica flamenca e parelhas de éguas brancas, a galopar sincronizadas.
No último dia de trabalhos podemos fazer uma reflexão sobre as intervenções e diferentes facetas em que as interações com equinos podem ser usadas. Partilhamos e discutimos os temas abordados e os conteúdos curriculares dos cursos oferecidos pela Fundação nos Serviços Assistidos com Equinos para pessoas com diferentes necessidades, idades e problemas.
Esta Mobilidade permitiu-me preparar com a Dra. Sandra um plano de trabalho Futuro e ficamos muito entusiasmadas com a possibilidade de poder continuar a trabalhar e participar em Projetos comuns. Iniciamos já a preparação do Curso a desenvolver em conjunto e a serem compartilhados e posteriormente discutidos com o resto da equipa da Organização #theKIDSFELLLOWS #ResearchGroupinAnthrozoology. Vamos incluir na proposta de Curso a produção de novas ferramentas/metodologias pedagógicas incluindo uma forte componente digital.
Estou agora impaciente por apresentar o resultado do trabalho discutido e as ideias que desenvolvi e espero que, após reunir com membros da Organização, estejamos prontos a preparar a Proposta de Curso em “Coaching e Psicoterapia-assistida com cavalos” até ao final do ano.
Gostaria de expressar um agradecimento especial à Dr.ª Sandra de Soto, pela sua calorosa recepção e hospitalidade ao longo desta experiência. O seu profissionalismo e dedicação foram inspiradores e contribuíram significativamente para que esta viagem fosse ainda mais especial.

"Além da componente académica e profissional, esta experiência permitiu-me conhecer melhor a cidade de Osuna, com a sua história, cultura e ambiente acolhedor. Sem dúvida, foi uma viagem que ficará marcada no meu percurso pessoal, enriquecendo tanto o meu conhecimento como a minha visão sobre a aplicação das terapias assistidas com equinos em diferentes ponto da Europa."
Cátia Fernandes
Comments