O PROJETO ERASMUS+ 2020



TRAINING SPECIALISTS FOR THE PREPARATION OF THERAPY HORSES FOR EQUINE FACILITATED THERAPIES AND ACTIVITIES



6 Participating countries: CZECHIA, PORTUGAL, TURKEY, LITHUANIA, FINLAND, SPAIN

Programme: Erasmus+

Key Action: Cooperation for innovation and the exchange of good practices

Action Type: Strategic Partnerships for adult education

Coordinator of the Project: Ceska hiporehabilitacni spolecnost, z.s. http://hiporehabilitace-cr.com/




O “Training especialistas for the preparation of therapy horses for Equine Facilitated Therapies and Activities” é um Projeto Europeu financiado pelo programa Erasmus+, iniciado em 2020 e que até 2023, promoverá a partilha das práticas e o desenvolvimento de ideias dos especialistas que trabalham na preparação do cavalo utilizado nas Intervenções Assistidas por Equinos (IAE).


As IAE são um procedimento de longo prazo, em que se trabalha com cavalos para apoiar indivíduos com necessidades específicas e em que são usadas técnicas para desenvolver competências físicas, emocionais e sociais.

A profissão e a competência importam. Caso contrário, a terapêutica não profissional pode prejudicar a saúde dos clientes. Um cavalo de terapia é um membro essencial da equipa de IAE. Para se tornar seguro para o envolvimento no tratamento, um cavalo deve ser selecionado e metodicamente preparado para este tipo de atividade.

O presente Projeto visa aumentar a experiência dos profissionais da IAE e permitir o enriquecimento mútuo através da cooperação, partilha e intercâmbio de práticas com procedimentos e métodos estabelecidos através de demonstrações de boas práticas em países com uma cultura e tradição equestre diferentes.

As 6 organizações parceiras do Projeto ERASMUS+ são representantes de diferentes tradições equestres em vários países da Europa, Finlândia, Lituânia, República Checa, Turquia, Espanha e Portugal.


Com base na partilha da experiência e aplicando orientações metodológicas separadas na preparação de cavalos para diferentes intervenções, o projeto proporcionará uma oportunidade para se atingir um vasto leque de perspetivas sobre este tema. O nosso objetivo será conseguido através de meetings organizados nas organizações parceiras. Inclui ainda a criação de grupos de trabalho, baseados na especialidade dos membros em cada organização, que construirá um Manual de Boas Práticas para a Preparação de cavalos de Atividades e Terapias, e submetido a consulta e aprovação pela Federação HETI.O projeto permitirá o desenvolvimento de um novo campo da ciência equestre para as IAE como um todo


Os parceiros do Projeto

Ceska hiporehabilitacni spolecnost, z.s. (CR) Coordenador,

TheKidsFellows-Research Group in Anthrozoology (PT),

Nevsehir Haci bektas Veli University (TR),

Neigaliuju jojimo asociacija (LT)

Suomen ratsastusterapeutit ry (FI),

Asociación Proyecto Caballo (ES)



Posts Em Destaque
Posts Recentes